IEAB fala perante Conselho Executivo da Igreja Episcopal (EUA)

Membros do Conselho Executivo da Igreja Episcopal destinaram boa parte do segundo dia (27/10) de seu encontro de três dias em Dearborn, Michigan, ouvindo sobre missão e ministério de seus parceiros na América Latina, Libéria e Filipinas.

 O primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Bispo Maurício Andrade, disse que nossa igreja possui nove dioceses e um distrito missionário, cobrindo o país todo e compreendendo cerca de 120 mil anglicanos. Ele falou que a igreja tem se engajado em um plano de expansão deliberada ao longo dos últimos 20 anos, e que possui relacionamentos de companheirismo com dioceses americanas, incluindo Atlanta, Califórnia, Pensilvânia Central, Indianápolis e Massachusetts.

"Somos uma igreja viva," disse o Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva (Secretário Geral da IEAB). "Somos uma igreja que é relevante no contexto brasileiro e uma igreja que possui seu próprio modo de ser, o qual é único dentro da Comunhão Anglicana."

O Secretário Geral chamou a Igreja brasileira de "um lugar onde respeitamos todos os indivíduos" e a diversidade, incluindo aquela de gênero e orientação sexual. Ele também disse que a igreja deve ser "uma testemunha firme e forte" em um país "a caminho de" se tornar plenamente desenvolvido.

A Igreja brasileira "rejeita qualquer tentaiva de introduzir na Comunhão Anglicana quaisquer práticas que sejam desconhecidas das nossas tradições, da nossa tradição histórica, de nosso evangelismo, e de nossa inspiração em Deus," disse o Primaz D. Maurício ao Conselho.

No final das apresentações, a Bispa-Presidente Katharine Jefferts-Schori falou ao conselho que os primazes dos parceiros de convênios se encontraram em 26/10 e que, entre outras coisas, discutiram a possibilidade de um convênio entre eles "que possa ser um exemplo ao resto da Comunhão do que um Convênio Anglicano possa parecer."

O Primaz e o Secretário Geral foram convidados pela Bispa Presidente Katharine Schori para partilharem as reuniões do Conselho Executivo da Igreja Episcopal e o Comitê de Missões Mundiais.

Foto: Primaz e Secretário Geral falando ao Conselho Executivo (cedida por Episcopal News Service)

Texto adaptado de artigo do Episcopal News Service.

-

Luiz Coelho

Membro do Grupo de Trabalho de Comunicação da IEAB