Centro de Estudos Anglicanos realiza Partilha Ministerial

Sob o tema Missão e Responsabilidade, representantes das dioceses da Amazônia, Brasilia e Recife estiveram reunidos em Brasilia sob a coordenação do CEA para mais uma partilha ministerial.

O evento foi realizado no centro Cultural de Brasília entre os dias 12 e 14 de outubro, coordenado pelo Rev. Carlos Calvani, coordenador do CEA.

As partilhas têm se constituído em um rico espaço de estudo, oração e celebração em torno de temas diretamente ligados ao ministério pastoral.

Durante o evento, os participantes refletiram sobre a Missão na perspectiva anglicana além de discutirem o tema sob a ótica teológica e bíblica de alguns teólogs anglicanos e não-anglicanos buscando comparar as visões e identidades comuns.

 Também se discutiu as diversas estratégias missionárias em voga hoje no mundo, através de análise de métodos e ética, especialmente aquelas usadas pelo que chamamos de mega-Igrejas.

Cada diocese teve oportunidade de expor as estratégias missionárias adotadas atualmente e tudo isso num clima de muito interesse e escuta atenta por parte dos demais.

Como parte da programação temática também se realizou uma reflexão sobre a ministério ordenado, enfatizando os votos que cada pessoa assume como ministros ordenados da Igreja, culminando com uma celebração de renovação de votos realizada na Catedral de Brasilia na celebração de encerramento.

A condução do evento foi brilhante e todos os participantes foram unânimes na avaliação de que aprenderam muito e se conheceram em um nível que é desejável para a consciência da colegialidade do ministério.

A profundidade dos textos, a clareza metodológica e o clima de enorme fraternidade podem resumir em poucas palavras o que ocorreu nestes dias.

Foto: participantes da Partilha (Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva )

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB