Stephen Lyon visita a IEAB

A IEAB recebeu entre os dias 22 e 29 de setembro o Secretário de Relações de Companheirismo da Igreja da Inglaterra, Sr. Stephen Lyon.

O objetivo da sua vinda ao Brasil foi conhecer a realidade do anglicanismo na região e criar canais que possibilitem o surgimento de relações como dioceses inglesas. 

Em sua segunda visita ao Brasil – a primeira foi em 2002 – Stephen esteve visitando a Diocese Anglicana da Amazônia onde se reuniu com as lideranças diocesanas e ouviu a respeito da realidade desta fronteira missionária de nossa Província. Também pregou na Catedral de Santa Maria e teve a oportunidade de trazer mais atualizadas informações sobre o processo de preparação para a Conferência de Lambeth. Na segunda-feira, dia 24, pela manhã, falou no Café Ecumênico mensal promovido pelo CAIC (Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs), na Catedral de Santa Maria. Também ouviu dos participantes, cerca de quarenta pessoas, de diversas tradições cristãs, sobre a história do ecumenismo na região e o papel relevante desenvolvido pela Igreja Anglicana.

 Em seguida, Stephen visitou a Diocese Anglicana de Brasília onde tratou de agenda de relações provinciais entre a Igreja da Inglaterra e a IEAB. Na agenda esteve presente a preocupação e o estudo de possibilidades relativos aos fundos que serão necessários para custear a ida dos bispos brasileiros e suas esposas para a Conferência de Lambeth. Também teve a oportunidade de falar para as lideranças clericais e leigas daquela diocese a respeito da conjuntura da Comunhão Anglicana e as implicações dos conflitos teológicos no encaminhamento da Conferência, no próximo ano. Finalizou sua agenda oficial visitando a sede do CONIC e ouvindo as experiências da caminhada ecumênica no Brasil.

Sua última etapa da visita ao Brasil ocorreu em Porto Alegre, onde foi recebido pelo Secretário Geral da IEAB para tratar de questões relativas ao companheirismo entre a nossa Província e a Igreja da Inglaterra. Na manhã do dia 28, esteve reunido com a direção e estudantes do SETEK expondo suas expectativas de ampliação da cooperação na área d educação teológica entre dioceses da Inglaterra, Brasil e dioceses africanas de língua portuguesa. Na tarde do mesmo dia esteve reunido com o bispo D. Orlando com quem tratou dos preparativos da Conferência e especialmente o programa de visitas prévio à Conferência que será uma oportunidade para estreitar laços entre dioceses do mundo inteiro com as dioceses do Reino Unido.

Na seqüência de sua viagem, Stephen visitará a diocese do Uruguai, bem como a sede da Província do Cone Sul.

Foto: Stephen Lyon (Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva )

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB