Consulta ativa Serviço Anglicano de Diaconia

Com uma celebração eucarística presidida pelo Primaz, D. Maurício, e marcada pelo tema do Envio para o serviço, encerrou-se a Consulta Nacional de Diaconia Social, realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, na casa de retiros Esperança, em Brasilia.

O sentimento geral dos participantes e dos visitantes estrangeiros foi de que a IEAB deu um importante passo na construção de uma articulação provincial para o aperfeiçoamento de sua incidência pública e da qualidade de seu serviço aos excluídos da sociedade.

 O aporte bíblico-teológico baseado em Miquéias foi o ponto de partida que motivou os presentes a renovarem o seu compromisso com uma espiritualidade de relevância no mundo. A sistematização das experiências diaconais nas diversas dioceses mostrou a diversidade de ações e de públicos com os quais a IEAB tem mantido seu compromisso com a dignidade das pessoas.

A contribuição de ERD, através de uma abordagem metodológica de planejamento ajudou em muito os participantes a avaliarem a importância de um adequado processo de diagnóstico e definição de objetivos e cronograma para os projetos com os quais a Igreja se envolve, sempre buscando os melhores resultados das iniciativas diacônicas.

Através de pequenos grupos, os presentes apresentaram um alto grau de consenso em torno do que é prioritário no atual contexto provincial. Articulação e Capacitação foram as palavras chaves conclusivas dos relatórios, apontando para a necessidade de a Província ter uma articulação nacional que ajude as dioceses e as regiões eclesiásticas a melhor planejarem e monitorarem suas práticas diaconais.

Na avaliação final compartilhada pelos participantes ficou evidente a maturidade que a IEAB vive hoje no campo do serviço ao mundo.Os parceiros internacionais presentes – ERD e USPG – também expressaram sua satisfação com o elevado grau de consenso e de maturidade das pessoas presentes, todas diretamente relacionadas em seus contextos diocesanos com as diversas práticas diaconais. A Consulta contou também com a valiosa contribuição de parceiros ecumênicos tais como CESE, CLAI e CONIC. Ao todo foram 38 participantes das dioceses e do Distrito Missionário do Oeste.

A primeira conseqüência prática da Consulta já está em gestação e se chama Serviço Anglicano de Diaconia: Aprofundando a missão Anglicana no Brasil. Este Serviço que já vinha sendo articulado pelo grupo virtual Pensando a IEAB e que foi recebido com louvor na última reunião do Conselho Executivo, agora está sendo aperfeiçoado pelas conclusões da Consulta e será executado em parceria com o ERD – Episcopal Relief Development. Sem dúvidas, um passo adiante na sistematização da Diaconia na IEAB.

MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB