VI Conferência de Secretários Provinciais

Reunidos desde sexta-feira, dia 23 de agosto, em Hong Kong, os Secretários Provinciais da Comunhão Anglicana estão compartilhando as realidades de suas províncias e buscando novos modelos de interconexão com vistas a contribuir para o fortalecimento da unidade da Igreja. 

A Igreja de Hong Kong tem dedicado uma atenção especial a todos os visitantes, oferecendo uma acolhida calorosa e compartilhando seu rido testemunho, especialmente no campo do comprometimento com os Objetivos do Milênio.

Cada província teve a oportunidade de apresentar seu estado atual, com suas forças e fraquezas, tanto no campo da missão como no do serviço ao mundo.

Esta é a sexta Conferência de Secretários Provinciais a ser realizada. A última foi em Joannesburgh e a próxima deverá ser na América Latina.

A agenda desse encontro contempla uma avaliação do estado da Comunhão Anglicana hoje e seus diversos mecanismos de integração. O Secretário Geral da Comunhão Anglicana apresentou um relato de como as várias instâncias tem se aperfeiçoado na construção de ações em diversas frentes, desde a produção teológica até o compromisso com a justiça e a paz no mundo.

Outro item abordado com profundidade foi a preparação para a próxima Conferência de Lambeth, daqui há um ano, com uma metodologia bem distinta das anteriores onde se enfatizará mais a comunhão entre os bispos do que longas sessões deliberativas.

A Conferência TEAM, realizada em março passado na África do Sul, é outro destaque da agenda, especialmente pelas implicações dentro de cada Província da Comunhão, com o fortalecimento das ações no campo do serviço ao mundo. A exemplo do Brasil, que realizará no próximo mês de setembro uma Consulta sobre Pastorais Sociais em parceria com ERD (Episcopal Relief Development), muitas outras Províncias implementaram políticas mais eficazes no enfrentamento das questões de justiça social, ampliando redes e formando lideranças neste campo.

 Ao lado dos temas mais político-administrativos, próprios do campo de responsabilidades dos Secretários Provinciais, a Conferência tem sido marcada pela riqueza liturgica. Celebrações eucarísticas diárias fortalecem a comunhão entre os participantes. No domingo, 26 de agosto, os Secretários foram divididos em grupos para visitar as Igrejas de Hong Kong e partilhar não somente a liturgia, mas ver e ouvir os testemunhos de uma Igreja que tem na ação social e educacional seu ponto mais forte.

A Conferência dura até a quinta-feira, dia 29 e divulgará um Documento com as recomendações consensuadas pelos participantes a ser partilhada com toda Comunhão Anglicana.

Foto: Plenária da Conferência (Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva )

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB