Cuba consagra primeira bispa latino-americana

Em uma bela celebração, diante de mais de 600 convidados e massiva presença de representantes das diversas dioceses e Províncias da América Latina, a Igreja Episcopal de Cuba consagrou dois bispos sufragâneos, sendo um deles a primeira bispa da América Latina.

Nerva Cot Aguillera, eleita em fevereiro, torna-se assim a 11ª mulher a receber a ordem episcopal na Comunhão Anglicana.

A cerimônia de consagração foi presidida pelo Primaz da Igreja Anglicana do Canadá que destacou ser esse um momento histórico para toda Comunhão Anglicana.

 Na homilia o bispo Miguel Tamayo ressaltou o grande valor, reconhecimento e importância da ordenação da bispa Nerva, tendo em conta o trabalho pastoral que ela desenvolveu durante muitos anos, o que é, ao mesmo tempo, uma demonstração do apreço à ampla participação da mulher nas igrejas cubanas e latino-americanas, disse.

A IEAB se fez representar por D.Jubal Neves, designado pelo Primaz para representá-lo, e pela Revda. Cônega Carmem Etel, primeira mulher a receber ordens sagradas na nossa Província.

Após a celebração, a bispa Nerva declarou à imprensa que deseja que sua consagração possa servir de estímulo à ampliação da diversidade anglicana em outras dioceses e províncias latino-americanas.

A nova bispa servirá com sufragânea na parte ocidental de Cuba e o também consagrado Bispo Ulises Aguero servirá na parte oriental. Ambos serão importantes apoios ao Bispo Miguel Tamayo atualmente Bispo da Diocese do Uruguai e, igualmente da diocese de Cuba.

Foto: Bispa Nerva Cot (USA Today)

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB