Anglicanos Reúnem-se em Grande Conferência

Cerca de 400 anglicanos do mundo inteiro estão reunidos em Joanesburgo, África do Sul, para discutir o papel da Igreja e seu envolvimento concreto na Campanha para superação da pobreza no mundo. Os Objetivos do Milênio constituem um conjunto de prioridades que a ONU tem procurado implementar, com o apoio dos Governos e de organizações da sociedade civil para a redução das desigualdades econômicas e socias no mundo até 2015.

A Conferência que tem o nome de TEAM – Towards Effective Anglican Mission – foi aberta com celebração eucarística pelo Arcebispo de Cantuária em uma bela celebração na Paróquia de Todas as Almas, em Tsakane, na periferia da cidade.

Em sua fala de abertura, no dia seguinte em plenário, o Arcebispo Rowan Williams falou que o grande desafio da igreja em nossos tempos é fazer Deus ser conhecido no mundo. Trabalhando o termo “conhecer”, o Arcebispo afirmou que fazer Deus conhecido é estabelecer uma relação de profunda intimidade com todas as pessoas, especialmente aquelas que se encontram hoje à margem de direitos e da dignidade.

“A Palavra se fez carne e não texto”, disse o Arcebispo, revelando que a Igreja é desafiada a se encarnar e se envolver concretamente com as necessidades do mundo. Estas palavras arrancaram aplauso da audiência, retratando um pouco o sentimento daqueles que entendem que a Igreja tem gastado muita energia em discutir textos e ortodoxia, deixando de lado as grandes questões de justiça que nos cercam em todo lugar e a todo tempo.

A IEAB está representada na Conferência por nove pessoas, incluindo o Bispo Primaz, Dom Mauricio Andrade e representantes de diversas dioceses. Temas como Saúde, Educação, Gênero, HIV-AIDS estão sendo discutidos a partir de diversos contextos, objetivando uma tomada de consciência das diversas Províncias anglicanas. O encontro serve para a partilha de experiências e para o fortalecimento mútuo das Igrejas no testemunho do Evangelho. Um dos pontos altos dessa experiência na África do Sul é o contato com a viva liturgia africana.

A Conferência durará até o dia 14 de março e ao final será elaborada uma Declaração, resumindo o compromisso das Províncias anglicanas com o serviço ao mundo.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB