Encontro dos Primazes 2007

De 14 a 19 de fevereiro, os primazes da Comunhão Anglicana estarão reunidos na Tanzânia, para mais uma edição do Encontro dos Primazes, o qual é presidido pelo Arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams.

A Tanzânia é um país da África Oriental, com cerca de 35 milhões de habitantes. Cerca de 30% da população do país é cristã, com uma comunidade anglicana distribuída em 19 dioceses.

O evento, que vem sendo realizado periodicamente desde 1978, é uma oportunidade de diálogo, oração e reflexões profundas sobre o status atual e as questões relacionadas com a vida da Comunhão Anglicana.

Novos primazes serão recebidos por seus colegas e pelo Arcebispo de Cantuária, incluindo o nosso primaz, Dom Maurício Andrade, e a Bispa Katherine Jeffers Schiori, da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, sobre a qual as atenções estão voltadas, pois será a primeira vez que o Encontro dos Primazes contará com uma presença feminina.

Dentre os temas que dominarão a pauta do evento, destacamos os preparativos para a Conferência de Lambeth 2008; a resposta da Igreja Episcopal dos Estados Unidos ao Relatório de Windsor (o qual será novamente discutido, levando-se em consideração um recente relatório especial apresentado por um sub-comitê do Comitê Permanente do Conselho Consultivo Anglicano e dos Primazes), e serão ouvidos novos relatos coletados pelo Painel de Referência.

No domingo, os primazes viajarão até Zanzibar para participarem de uma Solene Eucaristia na Catedral Anglicana, onde serão comemorados o Centenário do último escravo livre em Zanzibar e os 200 anos do fim da escravidão no Império Britânico.

Ao final do Encontro, será emitida uma Declaração Oficial dos Primazes e está prevista a realização de uma coletiva de imprensa.

Paralelamente ao Encontro dos Primazes, o Comitê Permanente do Conselho Consultivo Anglicano e dos Primazes estará realizando a sua reunião anual.

Maiores informações podem ser obtidas no site da Comunhão Anglicana: http://www.anglicancommunion.org.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB