Secretário Geral Profere Conferência em Berkeley

A convite do Church Divinity School, e em substituição ao Rev. Carlos Calvani – impossibilitado de comparecer ao evento – o Secretário Geral, Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva apresentou a conferência de autoria do Rev. Calvani intitulada: Da modernidade à pós-modernidade – a inclusividade e a reatualização do mito da Comunhão Anglicana.

A palestra foi parte do Programa chamado Epiphany West e foi proferida no dia 27 de janeiro passado, na cidade de Berkeley.

As reações à palestra destacaram principalmente a necessidade de releitura das Escrituras e a ênfase mais na comunhão do que novas formulações institucionais. Outro ponto destacado na discussão da palestra é que existe uma profunda concepção de poder e uniformidade por trás da discussão que alguns sustentam a respeito do que é ser ortodoxo dentro da Comunhão. O prof. John Kater, do Episcopal Divinity School, que esteve ano passado participando de intercâmbio no Brasil, foi um dos interlocutores da palestra.

O evento, que contou com a presença de Clérigos, lideranças da ECUSA e convidados de outros países, reuniu em torno de 150 participantes. A situação da Igreja no Brasil foi tema de muitas perguntas e muito interesse por parte de todos. Principalmente os acontecimentos ligados à Diocese Anglicana do Recife e seus desdobramentos. De maneira geral, há muita solidariedade para com a IEAB e muitos expressaram grande alegria com a expansão da Igreja, especialmente a criação da Diocese Anglicana da Amazônia. As recentes tensões que ainda persistem dentro da ECUSA despertam nos episcopais americanos um sentimento de solidariedade com outras Províncias que estejam enfrentando os conflitos oriundos da discussão em torno da sexualidade.

A contribuição da IEAB, através do Secretário Geral, mereceu destaque em blogs de episcopais dentro dos Estados Unidos.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB