Deão da Catedral do Redentor (Pelotas, RS) é o novo Bispo eleito da DAP

O Deão da Catedral do Redentor, Rev. Renato Raatz, 55 anos, foi eleito bispo da Diocese Anglicana de Pelotas, em reunião do Concílio Extraordinário, realizada no dia 13 de janeiro, na Catedral, sob a presidência de Dom Orlando Santos de Oliveira, bispo da Diocese Meridional, Porto Alegre. O bispo eleito recebeu 8 votos do clero e 25 dos leigos. A Revda. Ilaine Marizete Zschornack, reitora da Paróquia da Santíssima Trindade, Pelotas, indicada por sua paróquia recebeu 2 votos do clero e 9 dos leigos. Na delegação clerical houve 3 votos em branco e 1 voto em branco na delegação leiga.

Após ter sido declarado eleito pelo presidente, o Rev. Renato manifestou sua aceitação pela escolha do povo diocesano, ressaltando que as palavras gratidão, compromisso e confiança sintetizavam muito bem o momento especial vivido pela Diocese. Gratidão a Deus, Senhor da Igreja, ao povo da Catedral do Redentor que indicou seu nome, aos delegados que votaram em sua indicação, aos que optaram por outro nome e também àqueles que votaram em branco. “Isto revela a diversidade e a liberdade da Diocese”, salientou. Compromisso foi outra palavra usada. “Esta eleição não pode ter sabor de conquista, vitória, reconhecimento pelo ministério até aqui realizado”, ponderou. Deve significar, sim, compromisso sério em continuar as coisas boas que a Diocese tem. Educação Cristã, Serviço, Expansão, busca da Unidade, evangelismo, cuidado pastoral, responsabilidade cristã (isto é, partilha de tempo, talento e tesouro). Segundo o bispo eleito estes são alguns sinais positivos que devem ser preservados, fortalecidos e ampliados. “Trata-se de compromisso não só do bispo eleito, mas de toda a Diocese, de todo o povo diocesano”. Destacou, por fim, ser necessário confiança. Confiança em Deus – o Senhor da Igreja, na ação do Espírito Santo, que capacita e encoraja a Igreja e confiança no Cristo Ressuscitado, que prometeu: “Estarei convosco sempre, até o fim dos tempos”. Assim, “é preciso ter confiança para que juntos, com fidelidade, zelo e perseverança, possamos contribuir para a vida e a vitalidade tanto da Diocese quanto da comunidade maior”.

O bispo eleito é natural de Canguçu, RS. Cursou teologia no Seminário de Porto Alegre. Ordenado diácono em dezembro de 1979 e presbítero em julho de 1980. Exerceu seu pastorado nas Paróquias da Bênção Divina, em São Francisco de Paula, Paróquia da Ascensão, Porto Alegre e Paróquia da Trindade, em São Leopoldo. Desde 1999 está à frente da Catedral do Redentor. Por dez anos serviu no Departamento de Comunicação da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na função de editor do Estandarte Cristão. Atuou junto ao Seminário Teológico onde foi secretário e professor. Preside também a Associação Amar: Criança e Família. Coordena o NECTAR (Núcleo de Estudos e Capacitação Teológica da Catedral Anglicana do Redentor). Oblato da Ordemde São Bento. É casado com Alice Maria Dutra Raatz. Tem três filhos: Cristiano, Barbara e Jonatas; e os netos Matheus e Bruno.

A cerimônia de sagração está prevista para 15 de abril de 2007.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB