Anglicanos Compõem Diretoria do CONIC

De 15 a 17 de novembro p.p, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) realizou sua décima segunda Assembléia-Geral, que contou com a participação de 80 representantes de diversas tradições cristãs.

Quatro anglicanos foram eleitos para ocuparem funções importantes no Conselho. Dom Filadelfo Oliveira Neto e a Sra. Lídia Fernanda Crespo Correia foram eleitos para a diretoria, ocupando as funções de 2º vice-presidente e Tesoureira, respectivamente. Além deles, o Rev. Ives Vergara Nunes e o Sr. Paulo Couto Teixeira (suplente) foram indicados para comporem a nominata do Conselho Fiscal.

A decisão do XVIII Concílio da Igreja Metodista, que desligou oficialmente essa Igreja irmã do CONIC foi registrada com pesar pela Assembléia. Uma carta cheia de expressões de confiança foi escrita para ser enviada ao Colégio Episcopal da IM na esperança que novas oportunidades de encontro e diálogo sejam oferecidas às Igrejas-membro.

O Estatuto do CONIC foi revisado e melhorado com oportunas mudanças, acolhendo a sugestão da Assembléia para facilitar novas adesões. Foram acolhidas como Representações Locais do CONIC: Movimento Ecumênico de Londrina (MEL); Movimento Ecumênico de Curitiba (MEC); Movimento Ecumênico de Maringá (MECUM); Grupo Ecumênico de Brasília (GEB) e o Grupo de Dialogo Ecumênico de Caruaru – Agreste Pernambucano.

E, finalmente, a Assembléia aprovou o pedido para CNBB ceder a Campanha da Fraternidade de 2010 para ser Ecumênica, ano do centenário do Congresso de Edimburgo, que deu impulso extraordinário ao movimento ecumênico contemporâneo.

-

Rev. Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB