Relatórios Destacam Desafios e Eventos do Triênio

O bispo Primaz da IEAB, Dom Orlando de Oliveira, ressaltou, a realização de vários eventos como pontos positivos no trabalho da igreja nos últimos três anos. O Encontro de Pastorais Sociais, em Pelotas, a comemoração dos 20 anos de ordenação feminina, em Santa Maria e o Encontro Nacional da Umeab, em Brasília, foram alguns dos destaques.

Dom Orlando destacou, ainda, a criação e instalação da Diocese Anglicana de Curitiba e a sagração de um novo bispo, Dom Maurício de Andrade, bispo da Diocese Anglicana de Brasília.

Vários anglicanos exercem cargos de destaque no cenário ecumênico nacional. Dom Orlando citou o presidente do CLAI (Conselho Latino-americano de Igrejas), bispo Mauricio Andrade e o secretário geral regional, reverendo Caetano Grecco Teixeira.

O bispo Primaz se referiu a projetos da IEAB, dentre eles o que prevê a plantação de 750 hectares de acácia negra, dos quais mais de 100 hectares já foram adquiridos mediante financiamento da UTO.

Falou longamente sobre as dificuldades enfrentadas pela Província, especialmente os cismas que dividiram a Diocese Anglicana do Recife, DAR.

Durante a leitura do relatório, Dom Orlando se emocionou ao registrar a ausência sentida nas reuniões da Câmara dos Bispos de Dom Sumio Takatsu, da DASP, falecido em janeiro de 2004.

A secretária-geral Christina Takatsu Winnischofer também apresentou relatório, abordando temas muitas vezes coincidentes com os do primaz, como as dificuldades na DAR e a falta de verbas. Lembrou a secretária-geral o grande desafio que as igrejas anglicanas enfrentam, qual seja o de melhorar o setor de comunicação, ferramenta indispensável para o seu bom funcionamento.

-

Zenaide Barbosa

Departamento de Comunicação