Igrejas Latinas Dizem Sim ao Referendo

As igrejas cristãs da América Latina e Caribe manifestaram apoio à proibição da comercialização de armas e munição no Brasil, que será votada em Referendo Popular no próximo dia 23 de outubro.

A posição foi firmada durante a Pré-Assembléia Latino-americana do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), ocorrida de 16 a 18 de outubro na cidade de Mendes (RJ), e constou na carta final do encontro.

O CMI elegeu os primeiros 10 anos do século como a Década para Superação da Violência e considera “a solidariedade a única arma eficaz para abater a violência”, como lembrou Ervino Schmidt, secretário executivo do Conselho e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A Pré-Assembléia reuniu cerca de 60 representantes do México, Cuba, Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, Nicarágua, México, Guatemala e Peru, além das cinco regiões brasileiras.

Durante três dias, os participantes oraram, fizeram reflexões bíblicas, debateram a intolerância religiosa, o ecumenismo entre os seguidores de Jesus Cristo e o diálogo com religiões não cristãs. Mas não se limitaram às atividades espirituais.

O grupo também discutiu os principais problemas latino-americanos e caribenhos, entre eles o imperialismo econômico, a ilegalidade da dívida externa, a devastação da natureza e a instalação de bases militares estrangeiras, especialmente norte-americanas, nos países do continente.

Sobre o referendo – No dia 23 de outubro, todas as pessoas brasileiras que possuem o título de eleitor irão às urnas. Mas, diferentemente do que ocorre em outras vezes, não vamos votar em candidatos para algum cargo eletivo. Desta vez, vamos responder à seguinte pergunta: O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?

A IEAB acredita que o SIM significa um ato concreto a favor da construção da Paz, um importante passo para a diminuição da violência, um gesto de solidariedade. Por isso, fica o nosso convite a todo povo da IEAB a votar em favor da vida, contra a violência das armas.

Leia no Portal da IEAB, Diretório Virtual, seção Textos/Artigos, uma reflexão de Dom Sebastião Gameleira (bispo da Diocese de Pelotas) sobre o tema.

Sites relacionados:

http://www.conic.org.br
http://www.fale.org.br
http://www.referendosim.com.br
http://www.desarme.org
http://www.brasilsemarmas.com.br
http://www.vivario.com.br
http://www.soudapaz.org
http://www.iser.org.br

Texto: Edição e adaptação a partir de sugestão de pauta da Assessoria de Imprensa do GT de Comunicação da IX Assembléia do CMI (cujo o título é o mesmo desta notícia) e de artigo publicado anteriormente neste site e no SNIEAB.

-

Christina Takatsu Winnischofer

Secretária Geral da IEAB