II Encontro da Comissão Especial da IEAB

A Comissão Especial estabelecida pelo Primaz, esteve reunida nos dias 15 e 16 de junho, na Sede Provincial, sob a presidência de Dom Jubal Pereira Neves, com a presença de todos os membros e, em especial, do Bispo Primaz e da Secretária-Geral.

A Comissão analisou e aprofundou os textos produzidos pelas subcomissões, nas áreas de colegialidade, eclesiologia e implicações canônicas, na direção da busca da unidade, no conjunto da diversidade de nossa IEAB.

A sistematização prévia desse material será realizada e, em breve, ele será distribuído para estudo e reflexão nas Dioceses e Distritos Missionários.

Dentre os encaminhamentos realizados, destacamos:

1) Recomendação ao Bispo Primaz de partilha do trabalho dessa Comissão com o Presidente da Comissão de Lambeth, estabelecida pelo Arcebispo de Cantuária, Arcebispo Robin Eames;

2) Recomendação ao Bispo Primaz de oferecer, ao Arcebispo de Cantuária e ao Arcebispo Robin Eames, a Província do Brasil como local de realização de um Encontro Inter Anglicano, que promova a reflexão, diálogo e nutrição da Unidade Anglicana e dos nossos laços de afeição;

3) Recomendação ao Bispo Primaz que tornasse pública à toda a IEAB a sua carta pastoral para Dom Robinson Cavalcanti, Bispo Diocesano da Diocese Anglicana do Recife, de 17 de março de 2004, na forma de carta-aberta, devido ao fato dele continuar ignorando as admoestações pastorais do Primaz e prosseguindo com “práticas semeadoras de discórdia, através de cartas e documentos que expõem desnecessariamente a IEAB ao restante da Comunhão”.

A próxima reunião vai ser realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2004, ocasião em que a Comissão sistematizará todos os aportes teológico-pastorais e encaminhará ao Bispo Primaz um relatório final.

A Comissão une-se na convocação a toda Igreja a orar e trabalhar pela Unidade Provincial e da Comunhâo Anglicana, na busca pela cura de suas enfermidades.

A Comissão Especial da IEAB é formada por:

Dom Jubal Pereira Neves – Presidente;
Dom Maurício José Araújo de Andrade;
Rev. Carlos Eduardo Brandão Calvani;
Rev. Francisco de Assis da Silva;
Srta. Erica Furukawa;
Sr. Joanildo Burity.

A Carta-Aberta do Primaz a Dom Robinson Cavalcanti está disponível no Diretório Virtual.

Foto: Cláudio Oliveira

-

Christina Takatsu Winnischofer

Secretária Geral da IEAB