Comissão Especial iniciou os trabalhos em Porto Alegre

“… a Igreja tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e no conforto do Espírito Santo” (Atos 9.31).

Reuniu-se na tarde de ontem (16/03/04), em Porto Alegre a Comissão Especial nomeada pelo Primaz da IEAB para refletir sobre os sinais de crise na Comunhão Anglicana e, particularmente dos desdobramentos dessa crise na IEAB. A reunião foi presidida pelo Revmo Bispo Dom Jubal Pereira Neves e contou também com a participação do Primaz da IEAB, Dom Orlando Santos de Oliveira e da Secretária-geral da IEAB, Sra. Christina Winnischoffer. Após a devocional, o Primaz esclareceu os motivos para a convocação dessa comissão, historiando os sinais da crise na Comunhão Anglicana na esfera internacional e como essa atingiu também a igreja no Brasil. O primaz enumerou diversos pontos teológicos e pastorais que deveriam merecer a atenção dos membros da Comissão. Constatamos, entristecidos, o quanto o atual momento nos distancia da experiência de paz vivida pela Igreja Primitiva e narrada em Atos 9.

Em seguida, Dom Jubal deu início aos trabalhos, orientando a leitura de alguns documentos recentes, relatórios e notícias que circulam na Comunhão Anglicana. Também foram lidas as atribuições da Comissão Especial constituída pelo Arcebispo de Cantuária. Após uma ampla rodada de discussões e num clima fraterno buscando a pacificação da Igreja, decidiu-se focalizar o trabalho em três itens específicos: a eclesiologia anglicana, o conceito de colegialidade e as implicações canônicas decorrentes de toda discussão em torno da sagração do bispo Gene Robinson, particularmente na IEAB. Foram definidas duplas de trabalho para discutir esses assuntos. As duplas nomeadas foram:

1. Questões eclesiológicas (Rev. Carlos Eduardo Calvani e Prof. Joanildo Burity)
2. O conceito e a prática da colegialidade (Dom Maurício Andrade e Srta. Erika Furukawa);
3. Implicações canônicas (Dom Jubal Pereira Neves e Rev. Francisco de Assis da Silva).

Essas duplas se encarregaram de trabalhar os temas a elas atribuídos e trazer sugestões para reflexão na próxima reunião, marcada para os dias 15 e 16 de junho em Porto Alegre.

Em espírito de oração e buscando a orientação do Espírito Santo para que nos inspire com a bem-aventurança da pacificação, rogamos as orações de todo o povo de Deus em nosso favor.

Foto: Claudio Oliveira

-

Rev. Carlos Eduardo B. Calvani

Membro da Comissão Especial

Secretária Geral da IEAB