DAB Tem Novo Bispo

No dia 31 de agosto de 2003, na Catedral Metropolitana de Brasília, da Igreja Católica Romana, foi realizada a cerimônia de ordenação e sagração ao episcopado do Rev. Côn. Maurício José Araújo de Andrade.

Sob o lema: “…assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21) Dom Maurício assume a missão de pastorear a Diocese Anglicana de Brasília (DAB), que abrange o território de Goiás, Distrito Federal e o Estado do Tocantins.

A celebração foi marcada pela presença de grande número de bispos anglicanos, entre eles a Revma. Bispa Catherine Waynick da Diocese de Indianápolis (EUA), bem como Dom Orlando Guerreiro (Venezuela) e Julio Houlguin.

Significativa foi também a presença de irmãos e irmãs de Igrejas Irmãs representando entidades e movimentos ecumênicos.

Dom Orlando Santos de Oliveira, primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, foi o bispo sagrante. Dom Glauco Soares de Lima foi o pregador, o qual enfatizou a importância da real conversão aos projetos de Deus: Não basta estar convencido a respeito das coisas de Deus; é preciso converter-se de fato, a Deus.

Na manhã de 31 de agosto de 2003, na Catedral Anglicana da Ressurreição, foi celebrada a instalação do novo bispo anglicano de Brasília, Dom Maurício José Araújo de Andrade.

A celebração litúrgica aconteceu em um grande clima de Festa. A ternura de Deus foi sentida por todos na emocionante pregação proferida pela Bispa Catherine, da Diocese de Indianápolis (EUA), que ilustrou sua reflexão com citações de filósofos gregos e de homens de Deus como foi Dom Helder Câmara.

Ao final da celebração, Dom Maurício em seu jeito todo próprio, manifestou agradecimentos e chamou para junto de si o Clero e Ministros Leigos da Diocese Anglicana de Brasília e disse que havia chegado, não para começar, mas para continuar uma História que vem de longe.

Texto: Adaptação dos textos publicados no website da Paróquia da Santíssima Trindade, em São Paulo. Acesse http://www.trindade.org e confira toda a cobertura das cerimônias de sagração e instalação de Dom Maurício, bem como a galeria de fotos.

-

Christina Takatsu Winnischofer

Secretária Geral da IEAB