Instalação da Diocese Anglicana de Curitiba

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) celebrou no dia 27 de Julho de 2003 um marco significativo em sua História: a instalação de mais uma diocese. Tendo como sede a cidade de Curitiba será denominada Diocese Anglicana de Curitiba (DAC), mas seu território de atuação abrange o inteiro Estado do Paraná.

Os porquês que justificam a existência da nova diocese:
- reduzir distâncias geográficas
- responder de forma mais coesa às exigências apresentadas pela realidade para uma Evangelização que responda de fato.

A preocupação portanto, está voltada ao núcleo central do existir da Igreja: anunciar as boas novas de Deus. É esta a tarefa da Igreja; será esta a tarefa de cada comunidade anglicana existente e de cada comunidade anglicana que surgirá em terras paranaenses.

Após longos anos de amadurecimento dos projetos, o sonho tornou-se realidade.

O ato de instalação aconteceu em forte clima de celebração: ato acima de tudo de fé, mas também de festa. Festa marcada pela presença de Dom Orlando, Bispo Primaz da IEAB, que presidiu a instalação da nova Diocese, a consagração e dedicação da Catedral de São Tiago, como espaço aberto para encontros de fé e cidadania, e o ato de investidura de Dom Naudal Alves Gomes como primeiro Bispo da Diocese nascente.

A criação da Diocese Anglicana de Curitiba foi aprovada na última reunião sinodal da IEAB, realizada de 29 de maio a 1º de junho de 2003, em Porto Alegre.

Sobre Dom Naudal Alves Gomes – Dom Naudal Alves Gomes nasceu em 1953, na cidade de Santana do Livramento, RS. Casou-se com a Profa. Carmen Regina Duarte Gomes em 1978, com quem teve 3 filhos: Denise, Clarissa e Maurício. Antes de ser eleito bispo da Diocese Anglicana de Curitiba, exercia a função de deão da Catedral do Mediador, em Santa Maria, e de bispo sufragâneo da Diocese Sul-Ocidental.

Fonte: Texto e fotos extraídos e adaptados do site da Paróquia da Santíssima Trindade (SP): http://www.trindade.org. Acesse e confira a galeria de imagens sobre a Instalação da Diocese de Curitiba.

Leia a cobertura completa na próxima edição do Estandarte Cristão.

-

Christina Takatsu Winnischofer

Secretária Geral da IEAB