XXIX Sínodo da IEAB

De 29 de maio a 1º de junho, na Casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre, foi realizada a XXIX Reunião do Sínodo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, que reuniu cerca de 130 pessoas, dentre delegados diocesanos e distritais, convidados ecumênicos e companheiros em missão de outras províncias da Comunhão Anglicana para orar, refletir, trocar experiências e decidir o rumo dos trabalhos da igreja brasileira e renovar a sua liderança provincial.

No sínodo, a expansão missionária foi um dos aspectos que ficou evidente. Os Distritos Missionários da Amazônia e do Oeste estão firmando o seu trabalho, crescendo e produzindo belos frutos. Também foi criada uma nova Diocese Missionária: a Diocese Anglicana de Curitiba, que irá atender as necessidades específicas dos anglicanos do Estado do Paraná.

O carinho e a gratidão pelo ministério de Dom Glauco Soares de Lima, que se jubilou nesse sínodo, foi outro ponto marcante.

Como disse o Rev. Côn. Maurício Andrade (bispo eleito da Diocese de Brasília, secretário-geral da última gestão), “com certeza, se olharmos para a nossa caminhada nesses últimos anos, poderemos, sem nenhuma dúvida, reafirmar que estamos vivendo um tempo de esperança, um tempo de sentirmos a renovação da fé…estamos experimentando um tempo de celebrar a Missão”.

Dentre as decisões e recomendações do XXIX Sínodo, podemos destacar:

1. Dom Orlando Santos de Oliveira – Bispo da Diocese Meridional – foi eleito para ser o novo Primaz da IEAB;
2. Foi eleita para ser a nova secretária-geral a srta. Christina Takatsu Winnischofer, da Diocese Anglicana de São Paulo. Ela será a primeira mulher, leiga, a ser Secretária-Geral na nossa Província e a terceira na Comunhão Anglicana.
3. Foi criada a Diocese Anglicana de Curitiba;
4. Foram eleitos para serem os bispos diocesanos das Dioceses Anglicanas de Curitiba e de Brasília, respectivamente: Dom Naudal Alves Gomes (atual sufragâneo da Diocese Sul-Ocidental) e o Rev. Côn. Maurício de Andrade (Secretário-Geral da gestão que acaba de encerrar).
5. Dom Almir dos Santos foi comissionado para o ser Bispo Missionário do Distrito Missionário do Oeste.
6. Criação do Departamento de Informática.

Somos gratos a todas as manifestações de carinho e de apoio que recebemos de todas as nossas igrejas-irmãs da Comunhão Anglicana e de outras denominações religiosas.

Leia a cobertura na edição de Maio-Junho do Estandarte Cristão.

-

Christina Takatsu Winnischofer

Secretária Geral da IEAB